Ministro Andreazza - RO, 01 de Maio de 2024

Técnicos da área de saúde de Ministro Andreazza iniciam campanha de Combate dengue.

A prefeitura através da secretaria de saúde e vigilância sanitária do município de Ministro Andreazza já se preocupa com eventuais casos de dengue no município, a dengue é uma doença febril aguda. Desta forma, fique atento se você ou alguém de sua família tiver febre alta (acima de 38 graus), dores no corpo, na cabeça e nos olhos.

Outro dos sintomas da dengue que deve ser observado é o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, até mesmo sangramento, sendo o tipo mais comum nas gengivas.

Em caso de receber uma picada do mosquito transmissor da dengue, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. O paciente poderá sentir forte desânimo neste período.

Se algum destes sintomas da dengue aparecer em você ou em alguém de sua família, busque o serviço de saúde mais próximo imediatamente. Evite a automedicação e beba bastante água.

E com intuito de prevenir este mal que o comitê de combate a dengue do município de Andreazza se reuniu nesta terça-feira (23) com os seguintes técnicos; coordenador da vigilância sanitária, Augusto Cesar, coordenadora de epidemiologia, Eliz Regina de S. Bueno, coordenador de endemias, Elias Ferreira e a enfermeira Valéria P. Cardoso, representante da ESF. Os técnicos decidiram o plano de trabalho, onde ficou estabelecido que no próximo dia 02/10/13 será realizado uma capacitação para os ACS, com tema “prevenção e combate a dengue”.

Para realização do evento contaremos com o apoio dos técnicos locais e da II GRS. No mesmo evento será entregue uniformes aos agentes comunitários de saúde e de endemias, com o tema combate a dengue, também será feito panfletagem informativos que serão entregues a população.

Valdeir Sousa DRT1051/RO

Publicada em: 01/10/2013 às 01:32:23