Ministro Andreazza - RO, 30 de Abril de 2024

Ministro Andreazza realiza o 1º encontro de cafeicultores do município.

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, a SEMAGRI, EMATER em parceria com a prefeitura de Ministro Andreazza e sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, realizaram o 1º encontro de cafeicultores do município. Neste evento foram realizadas palestras com temas voltados para a realidade de Andreazza, que tem na agricultura familiar a base da geração de renda local e como principal atividade, a cultura do café, o evento aconteceu na Associação Clube Máster.

No evento estavam presentes autoridades municipais e Estaduais, entre elas o secretario de Agricultura do Estado senhor Evandro Padovani, prefeito de Andreazza, Neuri Carlos Persch, secretario de agricultura de Andreazza, Jadir Bravin (Ninão), José Roberto, Secretário regional da EMATER, Luiz Gomes, Secretario Executivo da EMATER, gerente local da EMATER, Wagner Osair que estava acompanhado de sua equipe técnica, o Deputado Federal, Nilton Capixaba, Deputado Estadual, Maurão de Carvalho, representando o poder legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Romilson Pereira, representantes das cooperativas de credito, gerentes de Bancos. Também contou com a presença da prefeita do Município de Rondolândia no Mato Grosso, senhora Bethe Sabah alem de vereadores e secretários Mato-grossenses.

O prefeito, Neuri recebeu o Secretario Estadual de Agricultura, Padovani que visitou o as futuras instalações do viveiro de mudas do Senhor Edson da Cruz, (Seu Edinho) em seguida se deslocou até o local do evento para apresentar o plano de Governo e falou das questões da cultura do café no Estado, em especial no município de Ministro Andreazza onde disponibilizou o apoio técnico e calcário para a correção e manejo do solo.

As famílias de produtores rurais fizeram presença com mais de 350 pessoas, onde puderam prestigiar vários palestrantes que debateram sobre a importância da agricultura familiar no contexto da região. Houve discussão também sobre, política pública federal para auxiliar o setor da cafeicultura, com recursos financeiros para custeio e investimentos. “O intuito é aumentar a produtividade e infraestrutura e também modernizar o setor” Foram divulgados, também, “alguns aspectos relevantes sobre as normas e atualizações anunciadas.

Foram abordados ainda os mecanismos que podem ser utilizados para a formação do custo de produção de uma saca de café. Questões do tipo: O que deve ser contabilizado e como fazer esta contabilidade, temas importantes debatidas durante a explanação. Também a apresentação de uma planilha para facilitar o controle de custos da produção cafeeira.

O Gerente da EMATER LOCAL Wagner Osair de Oliveira salientou que o evento objetiva dinamizar informações técnicas em relação à exploração da cafeicultura, tais como: Planejamento e preparo de área para plantio do café conilon, Custo e Benefício, Manejo Adequado da Irrigação e Melhoria da Qualidade e Comercialização do Café. Também ressaltou que a exploração do café, tem sido considerada como uma atividade de maior expressão econômica no município e que, diante de um Projeto implantado para Tecnificação da Cafeicultura, fez-se necessário a realização deste evento para o dinamismo das informações técnicas relacionadas à cultura do café, bem como, uma maior socialização do Projeto. A sensibilização do poder público Municipal, Estadual e Federal também teve grande peso, no referente à disponibilização de recursos para o Setor Produtivo. Ressaltou ainda que este Encontro foi mais uma das ações desenvolvidas através do Projeto Tecnificação da Cafeicultura no Município que já alcançou resultados desde que teve seu inicio em Fevereiro/2013 com a implantação, sendo um deles, o incremento de 100.000 (cem mil) Mudas de Café Clonal Tecnificado, beneficiando 60 famílias do município. Para a próxima etapa, já se encontram assegurados, através de uma política agrícola, iniciativa do poder público municipal e estadual um incremento de mais de 500.000 (quinhentas mil) mudas de café clonal.

O prefeito Neuri Carlos, disse em suas palavras que este projeto Tecnificação da Cafeicultura implantado no município de Andreazza e Considerando uma referência a nível estadual e que, em pouco tempo pretendemos também ser referência em produtividade, promovendo um maior Desenvolvimento Sustentável consequentemente, uma melhor Qualidade de Vida para a população do município de Ministro Andreazza.

Publicada em: 28/08/2013 às 11:59:34